Revista Tempo

Crianças e famílias deslocadas beneficiam-se de água potável, serviços de higiene e sanitários

[imgep]

Nampula, Moçambique – Para garantir que crianças e famílias deslocadas tenham acesso à agua potável nos centros de trânsito, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF), Governo da Irlanda (através da sua Agência de Desenvolvimento Irish Aid), e Governo do Canadá, está a  apoiar o governo na instalação  de seis casas de banho e igual número de latrinas nos centros de trânsito de Nacuxa e 21 de Abril, no distrito de Eráti, na província de Nampula.

Maria Jamal, de 44 anos de idade, é mãe de três filhos. Ela conta que logo que chegou no centro de trânsito em Nacuxa a situação não era boa pois, não havia sanitários e condições básicas de higiene e saneamento. “Agora nós já temos casa de banho com água para lavar mãos, temos água potável para beber, temos baldes e produto certeza para purificar a água,” disse Maria.

Maria e muitas outras famílias foram forçada a abandonar as suas casas para fugir da situação de insegurança que se vive no distrito de Chiúre, na província de Cabo Delgado. O centro de trânsito de Nacuxa já recebeu 45,000 pessoas deslocadas.

Fonte: UNICEF

Exit mobile version