Revista Tempo

Criança diagnosticada com desnutrição aguda grave recebe tratamento no centro de trânsito de Nacucha

[imgep]

Nampula, Moçambique – Para responder à situação humanitária prevalecente no distrito de Eráti, com a chegada de deslocados vindos do distrito de Chiúre, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), estão a trabalhar para garantir assistência de saúde e nutricional através de brigadas móveis integradas nos centros de trânsito onde estão alojadas diversas famílias.

Gelita Sandreque, de 14 meses de vida, beneficiou-se dessa assistência, e foi diagnosticada com desnutrição aguda grave, depois que o exame de perímetro braquial, e o peso, mostrar que a menina está com 5.8kg, que é muito baixo para sua idade.

A pequena Gelita foi tratada com alimento terapêutico pronto para uso (ATPU), que será consumido por ela diariamente, por pelo menos 36 dias.

Sua mãe, Elisabete Mpile conta que fugiu com Gelita e outros três filhos menores de idade, depois que a sua aldeia foi atacada no distrito de Chiúre, no dia 20 de Fevereiro. De lá para cá, ela e seus filhos estão a viver no Centro de trânsito de Nacucha, no distrito de Eráti.

O UNICEF e parceiros trabalham para garantir que toda a criança tenha acesso à cuidados de saúde.

Fonte: UNICEF

Exit mobile version