Revista Tempo

Cobre sobe para um máximo de uma semana após os comentários de Powell sobre as taxas

O cobre subiu depois que o presidente da Federal Reserve, Jerome Powell, disse que provavelmente será apropriado começar a baixar as taxas de juros este ano, embora o banco central não tenha pressa em fazê-lo ainda.

Os preços subiram mais de 1% para US$ 8.590 a tonelada na Bolsa de Metais de Londres, atingindo o valor mais alto desde 23 de Fevereiro. Powell na quarta-feira, 06 de Março, apontou para a redução dos custos de empréstimos “em algum momento deste ano”, mas disse que não há pressa para fazê-lo até que os formuladores de políticas estejam convencidos de que ganharam sua batalha contra a inflação.

As taxas de juro elevadas e um dólar mais forte têm pesado sobre os metais industriais nos últimos dois anos. Mas, com o enfraquecimento do dólar esta semana, o cobre subiu, seguindo os padrões observados noutras mercadorias, incluindo o ouro.

As perspectivas de preços a curto prazo para o metal continuarão a ser impulsionadas pela trajectória das taxas de juro da Fed, afirmou Ewa Manthey, estratega de mercadorias do ING Groep.

“Os preços do cobre beneficiarão de uma política monetária mais flexível, que aliviará a pressão financeira sobre os fabricantes e as empresas de construção, reduzindo os custos dos empréstimos”, afirmou Manthey. “Mas se as taxas dos EUA permanecerem mais altas por mais tempo, isso levaria a um dólar mais forte e a um sentimento mais fraco dos investidores, o que, por sua vez, se traduziria em preços mais baixos do cobre.

A maioria dos outros metais básicos também estava em alta na LME, com o zinco subindo 1.6% para US$ 2,493 a tonelada a partir das 16h47, horário local.

Fonte: O Económico

Exit mobile version