“Como jogador de ligação no meio-campo, ele encaixa-se perfeitamente na equipa que temos em mente. Kroos tem um papel especial no seu clube, o Real Madrid, orienta os jovens jogadores e mostra-lhes como podem trabalhar bem em equipa”, disse Nagelsmann em entrevista ao Der Spiegel.
Kroos é um profissional “que mantém a calma, mesmo num jogo apertado como os do Campeonato da Europa, com quem se pode sempre jogar sob pressão”, acrescentou Nagelsmann. Nas últimas semanas, Nagelsmann manteve “boas e intensas conversações” com o jogador de 34 anos, que regressará para os jogos internacionais em Lyon contra a França, a 23 de março, e três dias depois em Frankfurt contra os Países Baixos.
“Toni tem uma visão muito clara do estado da nossa seleção. A cada nova conversa, senti um entusiasmo crescente nele para estar no Campeonato Europeu em casa e nos apoiar, apesar de sua aposentadoria real“, disse Nagelsmann.
Nagelsmann descarta a possibilidade de que o regresso de Kroos possa pôr em causa a hierarquia: “Falei com muitos jogadores ao telefone antes e ouvi atentamente se alguém poderia ter algum problema com Kroos. Pelo contrário! Todos foram muito positivos“, disse o selecionador germânico.
Nagelsmann inspira-se no basquetebol
“Recentemente, assisti a um documentário sobre os jogadores de basquetebol alemães. Era possível ver as conversas entre treinadores e jogadores antes do Campeonato do Mundo. Tornou-se claro que cada indivíduo conhecia o seu papel meses antes do torneio“, disse Nagelsmann.
Nagelsmann anunciou que iria adotar esta “atribuição clara de funções” tendo em vista o torneio que a Alemanha recebe de 14 de junho a 14 de julho: “É útil que cada jogador saiba exatamente qual é a sua posição”.
Fonte: FlashScore