Revista Tempo

Chuvas isolam distritos na província de Cabo Delgado

Há distritos isolados em Cabo Delgado devido ao corte de estradas na sequência da chuva. As Estradas Nacional 380, entre Macomia e Oasse, e Regional 760, que liga Mecúfi e Chiúre, estão cortadas. Já a Estrada Regional 762 está condicionada.

A chuva está a fazer estragos na província de Cabo Delgado, cortando vias e isolando distritos.

Em comunicado, a Administração Nacional de Estradas deu a conhecer alguns danos graves nas vias que atravessam as bacias hidrográficas de Montepuez, Megaruma e Messalo.

São, ao todo, três vias, a Estrada N380 no troço Macomia-Oasse, que liga os distritos de Macomia, Muidumbe e Mocímboa da Praia. Neste ponto, a transitabilidade  está interrompida devido à subida do nível de água do rio Messalo.

Outro ponto interrompido é a estrada R760, no troço Mecúfi-Mazeze.

A Estrada R762, que liga os distritos de Metuge e Quissanga está com a transitabilidade condicionada devido ao galgamento da água nas pontes sobre os rios Clitis e Montepuez.

A Administração Nacional de Estradas garante estar a monitorar a situação e avaliar os dados, para intervenções assim que as condições climáticas forem favoráveis.

 

ESCASSEZ DE PRODUTOS EM QUISSANGA

Há escassez de produtos alimentares no distrito de Quissanga, por conta da interrupção da comunicação terrestre, entre aquela região administrativa e o resto da província.

O facto deve-se ao isolamento da vila distrital, devido ao alagamento da estrada Metuge-Quissanga e ao desabamento de uma ponteca, no troço Bilibiza-Mahate.

A informação foi avançada pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, falando, esta segunda-feira, na abertura da terceira sessão ordinária do conselho executivo provincial.

“Temos outra preocupação da população de Quissanga. Está-se a verificar escassez de produtos alimentares. Os nossos colegas funcionários e agentes do Estado estão a passar fome, e temos colegas da saúde, e alguns de construção em Quissanga, que saíram ontem de Quissanga para aqui, para cidade, para poder resolver a questão da falta de produtos alimentares, e não há comunicação”, disse o governador da província de Cabo Delgado.

Tauabo apelou à sensibilização de empresários, em Pemba, para se minimizar o problema.

Valige Tauabo frisou ainda que há necessidade de se mobilizar os comerciantes residentes em Pemba, para poderem abastecer o distrito de Quissanga, que, a esta altura, se ressente da falta de comida.

“Para os comerciantes, vai ser necessário evacuar os seus produtos para Quissanga, por via marítima”, disse Valige Tauabo.

O governador de Cabo Delgado ajuntou que “vamos envidar todos os esforços para que, mesmo por via marítima, façam chegar os produtos, sobretudo, para que os funcionários continuem a dar assistência à nossa população”.

Fonte:O País

Exit mobile version