A vitória sobre o FC Porto foi a ‘cereja no topo do bolo’ num arranque de sonho no comando técnico do Arouca; Nos seus primeiros 10 jogos na liga, contabilizou 22 pontos em 30 possíveis e os ‘lobos’ já têm melhor aproveitamento que os dragões e SC Braga
Chegou ao comando técnico do Arouca a 15 de novembro e a vitória caseira, do passado domingo, frente ao FC Porto (3-2) reforçou-lhe um estatuto que o seu arranque no clube faria antever: Daniel Sousa é um dos treinadores revelação do campeonato na presente temporada.
Mas vamos a números. Desde a sua estreia na Liga, à 12.ª jornada, com a goleada ao Boavista (4-0), em pleno Estádio do Bessa, os arouquenses contabilizam para o campeonato sete vitórias, duas derrotas e apenas um empate, o que faz com que os 22 pontos amealhados num máximo de 30 possíveis coloquem os lobos com uma taxa de aproveitamento de 73,3%, valor superior ao registado pelo FC Porto e SC Braga, com 66,6 e 56,6 %, respetivamente, no mesmo período. Sobre este indicador estatístico, acresce que os arouquenses ficam, apenas, atrás de Benfica e Sporting, ambos com 80%.
Sob a batuta de Daniel Sousa, o Arouca conseguiu alcançar os melhores resultados da época, sendo de salientar a goleada já referida aos axadrezados e a vitória, por 4-1, frente ao E. Amadora, no Estádio José Gomes. No seu reduto, foi com o técnico ex-Gil Vicente que o Arouca goleou o Vizela por 5-0, naquele que foi o maior e o melhor resultado da época, e venceu a sua antiga equipa, por 3-0.
É ainda de assinalar a forma como o jovem técnico de 39 anos tem sabido aproveitar a capacidade ofensiva do plantel que tem à sua disposição, principalmente, quando comparado com o seu antecessor, Daniel Ramos.
Nestes últimos 10 jogos, o atual 7.º classificado só não conseguir concretizar diante do Benfica (0-3), e já leva 26 golos marcados- numa média de 2,6, por encontro- e sofreu 12. Valores que contrastam com os apresentados nas 11 primeiras jornadas, onde, com o anterior técnico, o clube tinha, somente, nove marcados, 14 sofridos e encontrava-se no último lugar da classificação.
Por fim, é de enaltecer o papel de Rafa Mújica e Cristo González para a veia goleadora apresentada desde novembro. A dupla espanhola é autora de 22 dos 35 golos concretizados pelos lobos no campeonato, fazendo com que o clube seja o único fora dos três grandes a ter dois jogadores no top 10 nos melhores marcadores.
Fonte: A Bola