“O volume de prestação de serviços em Comunicações terá um desempenho positivo, decorrente do crescimento do uso da telefonia móvel, ligado ao nível de cobertura da rede telefónica nos Distritos, Postos Administrativos e Localidades e serviços de carteira móvel (M-pesa, Mkesh e E-mola)”.
A informação consta do Plano Económico Social e Orçamento do Estado Estado 2024.
Entretanto, cerca de 80 por cento de um total de 1.086 “sites”, estruturas que abrigam equipamentos e antenas de telecomunicações, já se encontram operacionalizados, no âmbito da implementação da segunda fase do projecto de modernização e expansão da rede da Tmcel – Moçambique Telecom, em curso, no País.
A operacionalização compreende substituições, coberturas internas e implantação de novos “sites”.
Importa referir que, entre os meses de Dezembro do ano passado e Janeiro último, a província de Niassa foi a que mais se destacou, com mais de 50 novos “sites” implantados, dos quais 15 já dispõem da tecnologia LTE (Long-Term Evolution).
Trata-se de uma tecnologia de comunicação sem fio, desenvolvida para oferecer altas taxas de transferência de dados, baixa latência e capacidade de suportar uma ampla gama de serviços multimídia.
Está igualmente prevista a actualização da rede em coberturas internas (como as existentes nos grandes centros comerciais). O processo, em curso, encontra-se em pleno funcionamento, em alguns centros comerciais da cidade e província de Maputo.
De informar que todas as províncias do País já foram abrangidas por este projecto, estando ainda em curso a operacionalização de mais “sites”.
No âmbito do projecto de expansão e modernização da rede, iniciado em Janeiro de 2022, a Moçambique Telecom já implementou mais de 770 novas antenas, o que representa 57% da sua execução, segundo foi revelado no decurso de um encontro entre os gestores de topo da empresa e editores dos media, em Maputo.
Todas as províncias do país já contam com a cobertura parcial da nova rede, isto é, com as tecnologias 4 e 4.5G, onde no geral a disponibilidade da rede cresceu de 86%, na altura no início do projecto, para 97%, em Agosto do ano corrente.
Ainda em Agosto, os recarregamentos no segmento do pré-pago cresceram em 7% quando comparados com Agosto de 2022. Este marco representa a primeira subida no indicador, em relação ao período homólogo do ano anterior.
No mesmo âmbito, as activações dos pacotes no pré-pago (Netgiro, Malta M, Mini, Plus e Max) também apresentam uma tendência crescente, algo que já se vem registando desde Maio de 2023.
Na modernização e expansão da rede, a Tmcel tem estado a melhorar o seu backbone (espinha dorsal em fibra óptica) e a colocar um novo equipamento para a activação de clientes e monitoria da rede, significando um aumento de largura de banda de 10 para 400 gigabits por segundo (Gbps).
A operadora implementou igualmente pontos de presença para a disponibilização de Internet (PoPs – Points of Presence) em 95% no País, o que significará um aumento de capacidade de Internet para os clientes nas províncias, bem como melhorar a experiência através da redução da latência.
Está igualmente em curso a actualização dos sistemas de suporte ao negócio (BSS – Business Support Systems), que visa melhorar os serviços, a nível do pré-pago, pós-pago e carteira móvel – Mkesh, sua plataforma de pagamentos, desenvolvimento de negócio e inclusão financeira. In Fim de Semana
Fonte: O Económico