Revista Tempo

Governo estende concessão do Porto de Maputo a MPDC por mais 25 anos

O Governo e a Concessionária do Porto de Maputo (MPDC) assinaram ontem a adenda de extensão de concessão por mais 25 anos, isto é, até 2058. Segundo as partes, além de investimentos em infra-estruturas haverá atenção à componente social.

O Porto de Maputo foi concessionado ao MPDC em 2003 e o contrato termina em 2025. Nesta sexta-feira, foi assinado a extensão da concessão para mais 25 anos, que vai terminar a 13 de Abril de 2058. Além de ampliação , modernização e aumento de capacidade de armazenamento, o porto quer ser referência regional e com enfoque na componente social.

“Continuaremos a fazer investimento no capital humano, equipamentos e sistemas. Como parte de adenda o Governo negociou com MPDC uma série de investimentos sociais em projectos estruturantes que poderão contribuir para melhoria da qualidade de vida dos residentes da cidade de Maputo e do ecossistema do que o parto de maputo faz parte”.

E o governo destaca alguns dos benefícios directos para economia nacional, incluindo mais de 8 mil milhões de dólares em rendas, dividendos e impostos diretos.

“Estes investimentos serão executados nos primeiros dez anos e neles se incluem a construção da ponte de acostagem da ponte de Ka Nhaka, projecto que já iniciou, foi recentemente lançado, que vai melhorar a conectividade da Ilha, facilitando o transporte de mercadoria e provendo o desenvolvimento econômico local bem assim garantir uma infraestrutura segura e confiável para o movimento de cargas e passageiros, aquisição de segunda embarcação de passageiros de e para Ka Nhaca” explicou Amilton Alissone Vice-Ministro dos transportes e comunicações.

No mesmo evento foi apresentado o livro que retrata a história dos 120 anos do porto de Maputo da autoria do escritor Nelson Saúte.

Fonte:O País

Exit mobile version