Revista Tempo

Diogo Ribeiro: «Nadei com o coração, para dar esta vitória aos portugueses» (vídeo)

frontpage image
[imgep]

Nadador português tornou-se no primeiro a ganhar uma medalha de ouro por Portugal, num Mundial de natação

Diogo Ribeiro sagrou-se esta segunda-feira campeão mundial de 50 metros mariposa, no Mundial em Doha, Catar, sendo o primeiro português de sempre a conseguir uma medalha de ouro numa competição destas. O nadador de 19 anos já reagiu à conquista e, naturalmente, mostrou-se radiante com a proeza.

«É incrível, fiquei com prata no último mundial e consegui agora o ouro. É algo que eu já ambicionava. Estava na primeira posição da start-list e conseguir confirmar isso é espetacular. Não se trata só de passar à final. Trata-se de chegar lá e fazer [isso acontecer]», frisou, como pode ver no vídeo.

«É sempre arrepiante ouvir ‘A Portuguesa’ em qualquer pódio, ainda mais num campeonato mundial absoluto. Para mim é muito gratificante», afirmou quando questionado sobre o que significava ouvir o hino nacional, na cerimónia da vitória.

Sobre a prova em si, foi mais crítico. «Sei que não fiz uma boa partida. O salto gostei, mas o subaquático deixou-me a ondular já à superfície da água. Depois, nadei com o coração, também para dar esta vitória aos portugueses. Foi uma prova bem conseguida e, no fundo, o que interessa é chegar na frente».

«Não é um trabalho de um ano, é antes algo que já fazemos há três. No primeiro consegui ganhar o Mundial de Júniores, no segundo tive prata [em Fukuoka] e chegar ao terceiro com a medalha de ouro num Campeonato Mundial Absoluto é muito bom, especialmente sabendo que tenho vindo melhorar ao longo deste período de tempo. Sei que tenho margem para melhorar e ficar mais perto recorde do mundo. É e um objetivo para a minha carreira», concluiu.

Fonte: A Bola

Exit mobile version