A Maratona Internacional de Xiamen, na China, conta, por tradição, com um participante no mínimo peculiar. Entre os 136 mil inscritos esteve Chen Bangxian, mais conhecido por «Tio Chen». Este maratonista, de 52 anos, tornou-se viral, em 2018, por correr enquanto fumava, cigarro atrás de cigarro.
Esta é a imagem de marca do «Smoking Brother», que, segundo relatou à Sky News, recorre a esta estratégia para «diminuir os efeitos da fadiga».
Em 2020, Chen completou os 42 quilómetros de prova em três horas e 28 minutos. Em todo o caso, e face à polémica instalada desde 2018, «Tio Chen» foi desqualificado e punido pela organização há uma semana.
Além de banido das duas próximas edições da maratona, todos os resultados foram invalidados. Em simultâneo, a Associação de Atletismo da China pondera aplicar outras sanções.
Ainda que os regulamentos, publicados em outubro, descrevam este comportamento como «pouco civilizado», fumar e urinar em público são algumas das práticas comuns neste tipo de eventos, escapando à pedagogia dos promotores.
Fonte: Mais Futebol