O Presidente da República Filipe Nyusi inaugurou, hoje, o Centro de Formação, Educação Ambiental, Centro de Pesquisa e Fiscalização. Nyusi entregou, também, viaturas que vão ser usadas para fiscalização na área do Parque de Maputo, que se debate actualmente com a redução de animais carnívoros.
Na manhã desta quarta-feira, Filipe Nyusi chegou ao Parque Nacional de Maputo, outrora Parque de Maputo, para inaugurar as infra-estruturas que vão impulsionar as actividades do parque.
Para todas as infra-estruturas, foram investidos três milhões de dólares, desembolsados pelo Banco Mundial, implementados através do projecto Biofund.
A ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibasse, disse que as infra-estruturas, ora inauguradas, vão dar dinâmica ao parque. “Testemunhamos hoje a inauguração destas infra-estruturas, que vão abrir uma nova fase de funcionamento do Parque Nacional de Maputo. O turismo vai ganhar mais com estas infra-estruturas, o parque também, visto que serão formados aqui jovens e fiscais. As viaturas também vão ajudar muito os fiscais”, explicou Ivete Maimbasse.
Ainda hoje, o Presidente da República inaugurou uma estância turística localizada, na Ponta Membene, no Parque Nacional de Maputo, no distrito de Matutuíne.
Na ocasião, Filipe Nyusi, disse que o Governo vai continuar a edificar diversas infra-estruturas de apoio ao turismo no país, entre as quais as vias de acesso e de transporte de energia.
O chefe de Estado destacou, ainda, que o Executivo vai, igualmente, continuar a garantir a paz e segurança para o desenvolvimento do turismo. Filipe Nyusi desafiou, por outro lado, o sector do turismo a promover a digitalização e a inovação dos serviços turísticos por via do projecto integrado de gestão do turismo que visa a reestruturação do portal de turismo.
A estância turística, com uma vista paradisíaca para o mar, vai oferecer acomodação para os turistas, podendo ser em chalés independentes nas dunas e na Floresta, bem como em acampamentos, numa região que é famosa pelo ciclismo.
O Presidente da República anunciou, ainda, que o turismo contribuiu, até ao terceiro trimestre de 2023, com 8,9 por cento para o PIB, contra 7,4% de 2022.
CAÇA FURTIVA CONTROLADA
Os Fiscais do Parque Nacional de Maputo e líderes comunitários garantem estarem controlados os casos de caca furtiva e queimadas descontroladas nesta área de conservação.
São garantias dadas esta quarta-feira ao Presidente da República Filipe Nyusi, durante a visita aos compartimentos do Complexo Misto no parque nacional de Maputo.
O Chefe de Estado recebeu estas garantias após inaugurar este complexo, que agrega o Centro de Formação e Educação Ambiental, de Pesquisa e Posto de Fiscalização.
São infra-estruturas que vão permitir o treinamento de fiscais do sistema Nacional das áreas de conservação bem como a consciencialização de crianças, adolescentes e jovens da região para a preservação do Ecossistema ambiental
Fonte:O País