O italiano Luigi ´Gigi´ Riva, lendário atacante do Cagliari e maior artilheiro da Seleção Italiana, faleceu nesta segunda-feira aos 79 anos no Hospital Brotzu de Cagliari, onde estava internado devido a um infarto sofrido no domingo.
O futebol italiano volta a estar de luto. Após as recentes mortes de Gianluca Vialli e Sinisa Mihajlovic, nesta segunda-feira se somou a do atacante mais importante da seleção, maior artilheiro da ´Azzurra´ com 35 gols em 42 jogos, dois a mais que Giuseppe Meazza e quatro a mais que Adolfo Baloncieri.
Na tarde desta segunda-feira, cerca de uma hora antes do seu falecimento, o hospital em que estava internado emitiu um boletim médico que sugeria certo otimismo ao falar de um paciente que não estava em estado crítico, embora pudesse precisar de uma intervenção cardíaca.
´Gigi´ (Leggiuno, Lombardia, 7 de novembro de 1944), apelidado de ´Rombo di tuono´, algo como o ´estrondo do trovão´, era o atual presidente honorário do Cagliari, o clube da sua vida onde jogou toda a sua carreira, de 1962 a 1976, disputando 315 partidas e marcando 164 gols. Ele liderou o clube da Sardenha na sua era dourada, quando conquistou o seu único ´Scudetto´ na temporada 1969-70.
Com a Itália, estreou em 1965, venceu a Eurocopa de 1968 e foi vice-campeão na Copa do Mundo no México em 1970, onde marcou o gol decisivo para a classificação à final. Além disso, fez parte da comissão técnica da ´Azzurra´ de 1990 a 2013, participando da Copa do Mundo de 2006, que a Itália venceu.
Fonte: Besoccer