Os transportadores semicolectivos de passageiros abandonaram o terminal do Município de Boane, na província de Maputo, logo após a sua inauguração, na última quinta-feira, pelo respectivo presidente, Jacinto Loureiro.
Localizado no Centro Comercial Umpala, a infra-estrutura havia sido aberta ao público muito antes da sua inauguração. Contudo, nunca chegou a funcionar em pleno porque os automobilistas preferem fazer da vila municipal o último local de desembarque e embarque de passageiros.
“Chapeiros”, passageiros e vendedores informais contactados pelo “Notícias” preferem ter a vila como destino final a fazer uso do terminal, por este ser “impróprio não só para a actividade dos transportadores, como também para o comércio”.
Raimundo Sibia, um dos automobilistas, disse à Reportagem do “Notícias” que não usa o terminal porque a estrada que a ele dá acesso não está em boas condições de transitabilidade, assim como o local não desperta nenhum interesse comercial.
Por sua vez, João Mondlane, outro “chapeiro”, explica que o desembarque dos passageiros na vila desmotiva qualquer um de entrar no terminal, uma vez que se despende combustível para escalar o local sem que haja passageiros.
Fonte:Jornal Notícias