Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the live-composer-page-builder domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/tempo/wp-includes/functions.php on line 6114
Construir em Moçambique - Revista Tempo
Thursday, December 12, 2024
spot_img
InícioHabitaçãoConstruirConstruir em Moçambique

Construir em Moçambique

Construir

O sector de construção em Moçambique encontra-se diante de desafios significativos, incluindo barreiras políticas e institucionais como a burocracia e a escassez de financiamento, além de limitações humanas e tecnológicas, como a carência de trabalhadores qualificados, e dificuldades económicas, exemplificadas pelo mercado imobiliário que ainda não atingiu seu pleno potencial. Enquanto o acesso ao mercado formal é restrito a uma minoria e uma grande parcela dos materiais de construção é importada, a população em geral recorre a métodos e materiais não regulamentados, resultando em habitações de qualidade inferior e aumentando o risco de problemas estruturais a longo prazo.

O crescimento deste sector é crucial, não apenas para atender às necessidades habitacionais, mas também para impulsionar a economia: a expansão da construção civil poderia criar mais de 100 mil empregos directos anualmente até 2050, com um impacto ainda maior na geração de empregos indirectos.

Incorporadores imobiliários/empresas de construção civil

Existem aproximadamente 2.500 empresas formais de construção (cerca de 65% no sector imobiliário).

  • Empresas de construção de infra-estrutura pública: Aproximadamente 7% das empresas de construção no país são consideradas aptas a realizar obras de infra-estrutura pública.
  • Empresas de fornecimento de material de construção –  há cerca de 180 empresas formais fornecedoras de materiais em Moçambique.
  • Correctoras/agentes imobiliários – há agentes de imóveis de diferentes escalas e propósitos em todo o país, entretanto, não há números desse mercado disponíveis.
  • Empresas de consultoria – fornecem serviços em vários campos, desde engenharia até programas de regularização de terras.

Cidadãos/moradores

São a espinha dorsal do sector habitacional em Moçambique, onde a autoconstrução é a norma. Eles não apenas financiam e erguem suas próprias moradias, mas também são activos no fomento ao desenvolvimento local e urbano. As comunidades, organizadas ou não em associações, têm um papel vital no desenvolvimento habitacional e urbano, apoiando na alocação de terrenos, fornecendo assistência técnica e impulsionando projectos comunitários, como a gestão de infra-estruturas hídricas em zonas rurais. Os chefes de bairro são figuras de liderança respeitadas, cujas opiniões influenciam significativamente o desenvolvimento habitacional e urbano. Além disso, as Associações Rotativas de Poupança e Crédito (ARPCs), ou “xitique” como são conhecidas localmente, representam um sistema tradicional de poupança e empréstimo colectivo, desempenhando um papel crucial no financiamento da construção de habitações no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

- Advertisment -spot_img