A selecção nacional de futebol, os Mambas, já se encontra na vizinha África do Sul, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo rumo à sua quinta participação numa fase final do Campeonato Africano das Nações, na Costa do Marfim. O combinado nacional tem jogo marcado para o dia 06 de Janeiro, diante do Lesotho
Partiram esta quinta-feira com destino à vizinha África do Sul, onde vão cumprir a segunda fase do estágio de preparação com vista à participação no Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, a partir de Janeiro próximo. Os Mambas vão seguiram com energias positivas depois de terem passado as festas de Natal e do Dia da Família com os seus familiares, o que eleva o grau de responsabilidade para a segunda fase de preparação e para a fase final da prova africana.
Chiquinho Conde e seu staff técnico levaram consigo, para África do Sul, os três guarda-redes convocados, nomeadamente Ernan, Fazito e Ivan, os defesas Mexer Macandza, Infren e Nené, os médios Amadou, João Bonde, Shaquile e Domingues, e os avançados Clésio e Lau King, que partiram de Maputo e que vão juntar-se aos restantes colegas no quartel general na terra do rand.
Aos que saíram de Maputo vão juntar-se na África do Sul os jogadores Edmilson Dove, Reinildo Mandava, Mexer Sitoe, David Malembane, Alfonso Amade, Gildo e Ratifo ainda este ano, enquanto os restantes quatro, nomeadamente Bruno Langa, Guima, Geny Catamo e Witti Quembo, só se juntam ao grupo de trabalho a 02 de Janeiro de 2024.
De acordo com o programa de trabalhos de preparação, os Mambas vão realizar treinos diários a partir desta sexta-feira, tendo já um jogo de controlo marcado com o Lesotho, na quarta-feira da próxima semana, dia 06 de Janeiro, diante do Lesotho.
Ainda há perspectiva de mais dois jogos com adversários não anunciados, ainda no estágio na África do Sul, onde também estará a selecção do Gana a estagiar, para além da própria África do Sul, outras duas selecções que se preparam para o CAN da Costa do Marfim.
Os Mambas deixam a vizinha África do Sul no dia 09 de Janeiro, devendo entrar no quartel general de Abidjan a 10 de Janeiro, três dias antes do arranque da prova, e quatro dias antes da sua estreia, diante do Egipto, a 14 de Janeiro, pelas 19h00.
Os Mambas defrontam, sucessivamente, Cabo Verde, a 19 de Janeiro pelas 16h00, terminando a primeira fase do grupo B da fase final, o Gana, a 22 de Janeiro, a partir das 22h00.
Fonte:O País