O MOVIMENTO islamita Hamas anunciou ontem que a trégua de quatro dias acordada com Israel em troca da libertação de 50 reféns entra em vigor às 10.00 horas locais de hoje (mesma hora em Maputo).
“A trégua na Faixa de Gaza começará às 10.00 horas de amanhã (quinta-feira)”, declarou Musa Abou Marzouk, membro sénior da ala política do Hamas, à cadeia de televisão Al Jazeera do Qatar.
Marzouk adiantou que o Hamas “está preparado para um cessar-fogo global e para uma troca de prisioneiros”, antes de indicar que “a maior parte” dos reféns feitos durante os ataques de 7 de Outubro a libertar “são estrangeiros”, sem dar mais pormenores.
O acordo inclui a libertação de 50 mulheres e crianças civis mantidas como reféns em Gaza em troca da libertação de um número não especificado de “mulheres e crianças palestinas detidas nas prisões israelitas” e uma pausa de quatro dias, que pode vir a ser prolongada, anunciou ontem o governo do Qatar.
De acordo com os meios de comunicação israelitas, o Hamas vai transferir os reféns para o Egipto através da passagem terrestre de Rafah, em grupos de cerca de dez (por dia), e, a partir daí, vão ser transferidos para Israel.
Esta trégua surge após semanas de pressão crescente por parte da comunidade internacional e dos principais organismos internacionais, como as Nações Unidas (ONU).
Fonte:Jornal Notícias