Já começaram a chegar a Bissau algumas das personalidades convidadas pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, para assistir às festividades que vão marcar os 50 anos da independência do país.
Segundo o Notícias ao Minuto, a comemoração tem início marcado para às 10h00 desta quinta-feira na Avenida Amílcar Cabral, em Bissau, com a presença de representantes de 26 países, incluindo o Presidente, o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Entre os Presidentes, estão confirmadas as presenças de Macky Sall do Senegal, Adama Barrow da Gâmbia, Julius Mada Bio da Serra Leoa, Brice Nguema do Gabão, Dennis Sassou Nguesso do Congo Brazzaville, Bola Tinubu da Nigeria, Azzali Assoumani das Comores e Marcelo Rebelo de Sousa de Portugal.
O evento decorreu no Dia das Forças Armadas guineenses, 16 de Novembro, apesar de a independência ter sido declarada no dia 24 de setembro de 1973.
Depois de uma revista às tropas, o presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, proferirá uma “mensagem à Nação”, culminando a cerimónia com um desfile popular e outro militar.
No final do desfile militar, Sissoco Embaló seguirá com os convidados, a pé, para o Palácio da República, situado na Praça dos Heróis Nacionais (antiga Praça do Império), para um almoço oficial, na Sala de Banquetes, que encerrará as cerimónias de celebração do cinquentenário da independência e do Dia das Forças Armadas.
Fonte:O País