Revista Tempo

Eráti arranca com obras da delegação do INSS

Arrancaram, na passada Sexta-feira, as obras para a construção do futuro edifício onde passará a funcionar a delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em Eráti, na província de Nampula, cuja cerimónia foi dirigida pelo secretário de Estado naquela província, Jaime Neto.

Trata-se de uma infra-estrutura que passará a albergar todos os serviços da delegação do INSS em Eráti, um dos distritos que precisava de instalações próprias para o seu funcionamento, esperando-se que, com a conclusão, a instituição deixe de depender de espaços arrendados, concentrando-se, assim, a sua preocupação à assistência dos utentes do sistema.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi testemunhada, para além dos dirigentes da província e quadros do INSS, por membros do governo distrital, contribuintes, beneficiários, pensionistas e autoridades tradicionais residentes em Eráti.

O futuro edifício, moderno e resiliente, terá compartimentos e condições que garantirão o atendimento condigno dos utentes do sistema de segurança social gerido pelo INSS que, até Setembro deste ano, já tinha inscritos 6208 contribuintes, 38 370 beneficiários e 1876 trabalhadores por conta própria (TCP).

Discursando por ocasião do lançamento da primeira pedra para a construção da referida infra-estrutura, Jaime Neto disse que a mesma contribuirá para a melhoria das condições de trabalho e proporcionará o aumento da capacidade de prestação de serviços, com a qualidade exigida, bem como aumentará a celeridade no atendimento aos utentes do sistema e ao público em geral.

O secretário de Estado em Nampula sublinhou a importância do sistema para os diversificados grupos de trabalhadores, tendo aproveitado a ocasião para apelar às entidades empregadoras sobre a obrigatoriedade de se inscreverem no sistema de segurança social e canalizarem, com regularidade, as devidas contribuições, como forma de garantir o futuro dos seus trabalhadores e familiares, do ponto de vista de assistência social, mesmo no momento actual das suas vidas activas, profissionalmente.

A província de Nampula, à semelhança do que está a contecer com as outras, está a beneficiar-se infra-estruturas para albergar os serviços da segurança social, através de construção de edifícios de raiz para servirem de delegações provincial, distrital e postos de atendimento, ao mesmo tempo que, com esta estratégia, o INSS reduz a sua despesa inerente ao arrendamento de espaços a terceiros. Ainda no âmbito do Programa Quinquenal do Governo em curso, PQG – 2020/2024, Jaime Neto revelou que a província de Nampula aguarda a construção de postos de atendimento e delegações distritais do INSS em Mossuril, Nacala-a-velha, Mogincual, Mogovolas e Rapale.

Recentemente, foi inaugurado o edifício construído de raiz em Malema, onde passou a funcionar a delegação distrital do INSS, cuja cerimónia foi dirigida pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi. Por inaugurar, está o novo edifício da delegação provincial, em construção na zona da expansão na cidade de Nampula.

Fonte:O País

Exit mobile version