Revista Tempo

Morreu o actor Laquino Fonseca (1982-2023)

Morreu, esta segunda-feira, aos 41 anos, o actor e humorista moçambicano Laquino Fonseca, vítima de doença. A notícia foi confirmada por amigos próximos do falecido, esta terça-feira. A notícia da morte de Laquino abalou os fãs e amigos, que usaram as redes sociais para lamentar e homenagear o actor.

Em 2020, Laquino Fonseca foi diagnosticado com uma hérnia umbilical, uma doença cujo tratamento custava cerca de 170 mil meticais. O actor declarou num programa televisivo não dispor do valor e viu-se obrigado a pedir ajuda a amigos e fãs.

Em 2022, foi lançada uma campanha para arrecadar os 170 mil meticais para custear seu tratamento médico e, em Outubro de 2023, outra campanha foi levada a cabo, porque o actor teve seu quadro de saúde agravadoo.

O actor já sofria de outras doenças. Foi internado várias vezes e chegou a precisar, semanalmente, de quase 3.600 meticais para comprar medicamentos. Fonseca obteve ajuda, mas a doença se prolongava com o tempo.

Participou de vários programas da Stv, tendo numa das ocasiões dito que seu sonho era de ter uma carreira internacional. Sonho concretizado quando Laquino Fonseca participou do elenco do filme “ Shaka Zulu ”, produzido na vizinha África do Sul.

Laquino contracenou em Resgate, a primeira produção moçambicana a chegar à Netflix. Filmado entre 2017 e 2018, a longa-metragem “Resgate” estreou em 2019, nas salas Lusomundo de Maputo e Matola. O filme rodou também em Angola e Portugal, além de ter sido exibido em festivais no Burkina Faso e no Zimbabwe.

Fonte:O País

Exit mobile version