Horácio João
O PORTO da Beira tenciona investir 290 milhões de dólares norte-americanos nos próximos 15 anos na expansão e modernização da infra-estrutura, que constitui principal porta de entrada e saída marítima do Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Botswana e RD Congo.
Mateus Magala, ministro dos Transportes e Comunicações, partilhou esta pretensão, recentemente, na cidade da Beira, onde participou num Fórum de Negócios do Corredor da Beira, por ocasião dos 25 anos da concessão dos Terminais e Carga-Geral daquele complexo à Cornelder de Moçambique.
Para o efeito, segundo Magala, o Governo aprovou o Plano de Negócios do Porto, cuja implementação dependerá das condições do mercado neste período adicional de concessão, esperando-se um incremento do número de contentores manuseados em torno de 300 por cento.
Como resultado destes investimentos, a capacidade de manuseamento de contentores passará de 300 mil para 700 mil/ano, para além do aumento da capacidade de carga geral, armazenamento e acessos.
Reconhecendo o esforço em curso e a crescente demanda, Magala desafiou a concessionária a prosseguir com os investimentos planificados para atingir mais de um milhão de contentores, posicionando o porto nos níveis internacionais.
Fonte:Jornal Notícias