O SINDICATO Nacional de Jornalistas (SNJ) exorta aos profissionais de comunicação social a observarem, de forma rigorosa, os princípios éticos e deontológicos durante a cobertura do dia da votação.
Numa nota enviada ao “Notícias”, esta organização sindical sublinha o peso da influência dos actores da comunicação social para que pautem por princípios de transparência e integridade durante este processo eleitoral.
“Será um momento em que as emoções virão ainda mais ao de cima da parte de todos os intervenientes, sobretudo dos partidos concorrentes, o que irá demandar dos profissionais de comunicação uma maior serenidade e responsabilidade”, lê-se na nota.
O SNJ apela ainda aos jornalistas a absterem-se de produzir conteúdos informativos tendenciosos, que de uma ou de outra forma possam levantar os ânimos e propiciar a eclosão de violência.
O sindicato exorta ainda aos órgãos eleitorais, aos partidos políticos e grupos concorrentes e às Forças de Defesa e Segurança no sentido de facilitarem o trabalho dos profissionais de comunicação social em todas as 65 autarquias do país.
Fonte:Jornal Notícias