Revista Tempo

Moçambique defronta Zâmbia na estreia no Cosafa feminino

A selecção nacional de futebol feminino entra em cena esta quinta-feira no torneio regional do Cosafa, defrontando a sua congénere da Zâmbia, para a primeira jornada do grupo B. As moçambicanas têm ambição de atingir o pódio nesta competição que junta países da região austral de África.

Moçambique joga esta quinta-feira, a partir das 15h30, diante da sua similar da Zâmbia, em partida que abre o grupo B do torneio regional da Cosafa que se disputa na vizinha África do Sul.

Trata-se de um adversário que é candidato à conquista do troféu regional, não fosse o detentor da prova, e que vai criar muitas dificuldades ao combinado nacional, que tem objectivos elevados nesta edição do Cosafa.

Basta frisar que Moçambique foi recentemente afastado das eliminatórias do Campeonato Africano de Futebol (CAN), a ter lugar no Marrocos no próximo ano, pelo Senegal, com agregado de 2-1, com os dois jogos da eliminatória disputados em Dakar.

Por isso mesmo,  as meninas do nosso país vão querer aproveitar a boa forma e o facto de estarem mais entrosadas para buscar um bom resultado diante da campeã Zâmbia e partir em busca de um lugar nas meias-finais da prova. Depois da Zâmbia, Moçambique volta a jogar no domingo com as Comores, fechando a fase de grupos na terça-feira da próxima semana diante de Angola.

O torneio Cosafa, disputado por 12 selecções divididas em três grupos de quatro cada, qualifica os primeiros classificados para as meias-finais, e Moçambique vai lutar por um desses quatro lugares.

 

COSAFA FEMININO TERÁ VAR PELA PRIMEIRA VEZ

Entretanto, é na chamada capital de ouro do mundo, Joanesburgo, localizada na província sul-africana de Gauteng, que arrancou, esta quarta-feira, mais uma edição do Campeonato Sénior Feminino da COSAFA, devendo terminar no dia 15 de Outubro deste ano. A presente edição será especial e ficará marcada com a introdução da tecnologia VAR, que será utilizada nesta competição. O vídeo-árbitro será utilizado pela primeira vez na história de uma competição organizada pelo Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA). Entretanto, no Grupo A, a anfitriã, África do Sul, vai disputar o acesso às meias-finais com as congéneres do Malawi, Madagáscar e eSwatini e os primeiros jogos tiveram lugar esta quarta-feira. Já no Grupo C, destaca-se o regresso do Zimbabwe ao convívio das competições internacionais depois de ter visto levantado o embargo que lhe havia sido imposto pela FIFA em 2022. As zimbabweanas estreiam-se nesta sexta-feira diante do Lesotho (12.00 horas), enquanto Namíbia enfrenta Botswana (15.00 horas). De resto, esta será uma edição emocionante da melhor competição regional feminina do continente, já que tanto a Zâmbia quanto a campeã africana e a África do Sul se destacaram no Campeonato Mundial da FIFA realizado na Austrália e na Nova Zelândia este ano. De acordo com o regulamento da prova, os três melhores classificados e o segundo melhor colocado de todos grupos seguirão para as meias-finais. O novo figurino tem por objectivo conferir maior rodagem às equipas, visto que permite a realização de um mínimo de três jogos e máximo de cinco.

Fonte:O País

Exit mobile version