Revista Tempo

Afrobasket feminino: Moçambique perde para o Senegal nas meias-finais mas ainda pode sonhar com o Mundial

Foto da FIBAA nossa selecção feminina enfrentou as campeãs em título no Campeonato Africano de Basquetebol, que decorre no Mali, mas acabou derrotada na noite do passado sábado(26) por 52 a 72 pontos. Para já Moçambique melhorou o 6º lugar do Afrobasket de 2015 e vai agora disputar o 3º lugar contra a selecção anfitriã e pode continuar a sonhar com o Mundial de Espanha.

Desinibidas as “Samurais” responderam aos primeiros pontos do Senegal com uma bomba, por Elizabeth Pereira, e Anabela Cossa fez o 5 a 2. As senegalesas responderam e voltaram para a liderança, mas Leia Dongue e Tamara Seda deram nova vantagem que Elizabeth dilatou com novo triplo.

Leia e Tamara aumentaram para 14 a 6 pontos antes de M Diop reduzir e iniciar a recuperação. Moçambique deu réplica mas Astou Traore conseguiu empatar e fez a cambalhota no placar 19 a 20 pontos mesmo com o cronómetro a estourar.

No 2º período as senegalesas aceleraram o ritmo e começaram a dilatar a vantagem, as moçambicanas davam luta mas o esforço do jogo da véspera diante da Angola começava a pesar. Nazir Salé tentava rodar o seu cinco na quadra mas faltava-lhe qualidade no banco e não conseguiu evitar a derrota por 30 a 44 pontos ao intervalo.

Leia e Tamara tentavam manter a nossa selecção na contenda mas o Senegal geria a vantagem e com um banco com muitas soluções dilatou para 16 a vantagem no 3º período.

As ainda campeãs em título aumentaram a liderança para 23 pontos antes de Odélia Mafanela encestar os primeiros pontos para a nossa selecção que estava claramente não conseguia dar mais luta.

Tamara Seda ainda fez os dois pontos finais da partida, foi a melhor entre as “Samurais” com 15 pontos e 14 ressaltos, mas estava consumada a nossa eliminação.

Mas apesar da derrota Moçambique já melhorou em relação a classificação do Campeonato passado e ainda pode chegar ao pódio neste domingo(27) se vencer o Mali, com quem perdeu justamente há 2 anos na disputa pelo 5º e 6º lugar. Aliás o 3º lugar permitirá as “Samurais” ainda disputarem o apuramento para voltarem a uma Campeonato do Mundo da modalidade.

 

 

Desporto

Exit mobile version