As congolesas abriram o placar e lideraram o marcador até uma bomba de Elizabeth Pereira fazer a cambalhota e colocar Moçambique na frente, saindo do 1º período a vencer por 7 a 16 pontos.
A jogar pelo apuramento a República Democrática do Congo deu réplica e reduziu a desvantagem mas as moçambicanas controlavam o jogo e saíram para o descanso com uma vantagem de 5 pontos.
Uma bomba de Anabela Cossa mostrou quem mandava na partida e embora as congolesas continuassem a dar alguma luta a nossa selecção manteve a vantagem no término do 3º período em 31 a 40 pontos.
Leia Dongue mostrou a sua classe no derradeiro período e catapultou Moçambique para uma segura vitória, a segunda no Afrobasket e que colocou a nossa selecção no 3º lugar com os mesmo pontos do Egipto.
Esta quarta-feira(23) as “Samurais” defrontam as egípcias, na última jornada da 1ª fase, e só a vitória interessa para manter a classificação e evitar a selecção 1ª classificada do Grupo A, que mais do que provavelmente será Angola, nos quartos-de-final.