As nigerianas marcaram primeiro e abriram uma vantagem de 8 pontos antes de Moçambique marcar por Leia Dongue. Com uma bomba Anabela Cossa mostrou a disposição das “Samurais” que reduziram a desvantagem para 1 ponto. O jogo manteve-se equilibrado e o 1º período terminou com a Nigéria a vencer por 19 a 21 pontos.
As nigerianas aceleram o ritmo no 2º período e voltaram a abrir uma vantagem no placar que chegou a 6 pontos antes de Anabela Cossa, com outra bomba, manter Moçambique na disputa mas sem conseguir evitar a derrota ao intervalo, 32 a 41 pontos.
A selecção da Nigéria abriu novamente o marcador no 3º período mas Leia Dongue mostrou que ainda é a melhor basquetebolista do nosso país e carregou a nossa selecção para a recuperação, foi a melhor marcadora do jogo, porém as adversárias jogavam melhor em conjunto e mostraram automatismos, deixando a nú a falta que faz a preparação que as “Samurais” não tiveram.
Com 11 pontos de desvantagem começou o derradeiro período, as pupilas de Nazir Salé deram luta mas estiveram claramente sem ritmo e viram a vantagem crescer para 15 pontos antes de conseguirem reduzir. Anabela Cossa ainda voltou a acertar outra bomba, com o cronómetro a estourar, que não evitou a derrota por 69 a 80 pontos.
Inserida no Grupo B a nossa selecção enfrenta neste sábado o Senegal, joga no domingo(20) contra a Guiné, na terça-feira enfrenta a República Democrática do Congo, e na quarta-feira(23) termina a 1ª fase diante da sua congénere do Egipto.
Para seguir para a fase seguinte Moçambique precisa terminar a fase de grupos num dos primeiros quatro lugares.