A primeira sessão abrangeu 78 primeiros secretários dos comités de círculo e de zona e das comissões de trabalho do Distrito Municipal KaMpfumu e foi ministrada por quadros do Comité Central e da Escola Central do Partido Frelimo.
De acordo com o primeiro secretário do Distrito Municipal KaMpfumu, Amosse Chicualacuala, os cursos de capacitação têm como objectivo uniformizar as metodologias de trabalho e do funcionamento dos órgãos do partido ao nível da base.
Pretende-se igualmente melhorar os mecanismos de organização e mobilização nos comités de círculo e de zona e também melhorar as metodologias de planificação e orçamento, bem como para o funcionamento dos comités de verificação, explicou Chicualacuala.
A cerimónia de abertura deste curso foi feita pelo primeiro secretário da cidade de Maputo, Francisco Mabjaia, que exortou os participantes a aproveitar a formação para melhorar os seus conhecimentos sobre os estatutos e o programa do partido Frelimo.
Nesta acção foram usados os instrumentos orientadores do partido, nomeadamente os estatutos, o programa e a directiva do partido de modo a melhorar a organização interna e o funcionamento em diferentes sectores.
A capacitação foi orientada por Manuel Tomé e Teodoro Waty, do Comité Central, Ana Nhampule, directora-adjunta pedagógica da Escola Central da Frelimo, José Chichava, membro do Comité da Cidade de Maputo, e Didier Malunga, do Comité de Verificação do Distrito Municipal KaMpfumu.
A ideia é que estes cursos sejam posteriormente replicados ao nível dos comités de círculo e de base para alargar o conhecimento sobre as regras de funcionamento e as metodologias de trabalho do partido.
“Não temos datas marcadas, mas a nossa intenção é criar condições para que todos os membros dos comités do partido aperfeiçoem os seus conhecimentos sobre os instrumentos orientadores do partido”, reiterou Chicualacuala.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70163-frelimo-primeiros-secretarios-capacitados-em-maputo.html