O COMITÉ provincial da Frelimo em Tete apela aos membros e simpatizantes do partido a se envolverem na mobilização das comunidades para acolherem as brigadas de recenseamento da população e habitação, colaborando com o que for solicitado.
O Recenseamento Geral da População e Habitação arranca hoje em todo o território nacional, devendo abranger perto de cinco milhões de agregados familiares e registar mais de 27 milhões de pessoas.
Falando há dias na sede distrital de Zumbu, no encontro com os membros e simpatizantes da Frelimo, o primeiro-secretário do Comité Provincial em Tete, Bemane de Sousa, disse ser necessário explicar às comunidades, de forma detalhada, o significado do censo, que se reveste de grande importância para a definição de políticas públicas que nortearão o desenvolvimento do país nos próximos anos.
“Esta é uma acção fundamental, pois vai permitir o Governo saber o número de habitantes do país, assim como planificar acções visando imprimir maior dinâmica no desenvolvimento do país”, afirmou.
Segundo o dirigente político, a população deve entender da melhor forma este processo, para facilitar a recolha de dados por parte dos agentes recenseadores, que se deslocarão até aos povoados da província em cumprimento da sua missão.
No quadro da visita de trabalho que efectuou ao Zumbu, Bemane de Sousa visitou algumas células de base da Frelimo, para acompanhar “in loco” o seu funcionamento, assim como deixar orientações face ao programa de preparação para os pleitos eleitorais que se avizinham.
Apontou algumas realizações do Governo, no âmbito da implementação do seu Plano Quinquenal, destacando a construção do hospital rural de Zumbu , que comporta um bloco operatório; da estrada principal que liga a sede distrital à capital provincial e a expansão das redes de abastecimento de água potável às comunidades rurais e escolar.
“Estamos a trabalhar na construção de novas escolas e unidades sanitárias, nas zonas recônditas do distrito, assim como de fontes de abastecimento de água potável para melhor servir as comunidades”, disse o primeiro secretário da Frelimo em Tete nos encontros que manteve com populares.
Entretanto, o Governador da província de Tete, Paulo Auade, garantiu que estão já criadas todas as condições para o arranque do recenseamento. “As brigadas já se encontram nos distritos, postos administrativos, localidades e povoados e nesta primeira fase terão um acompanhamento dos lideres comunitários em termos de condicionamento de acomodação e apoio logístico.
Estão envolvidas 8.764 pessoas, das quais 6343 são recenseadores, 12 viaturas, 30 motorizadas, 60 bicicletas que servirão para a supervisão do processo.
Afirmou ainda que estão assegurados os valores para o pagamento dos brigadistas e todo o pessoal envolvido. “Agora vamos pagar 30 por cento do valor definido e o restante no final do trabalho”, garantiu Auade.
Fim……………..
Bernardo Carlos
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69971-censo-da-populacao-em-tete-frelimo-quer-membros-envolvidos-na-mobilizacao.html