Revista Tempo

Nyusi reitera necessidade de manter o diálogo pela Paz

O PRESIDENTE da Frelimo, Filipe Nyusi, afirmou hoje que vai continuar a dialogar pela paz, considerando esta, como uma forma mais acertada para manter uma posição pragmática no futuro de Moçambique.

Filipe Nyusi apelou ainda à toda sociedade e confissões religiosas a aderir ao movimento sem esperar um convite formal, “porque o que se pretende é encurtar o período de espera pela paz, o que se pretende é a paz e não a projecção de quem a construiu. A paz pertence ao povo”, sublinhou Nyusi.

Ele teceu estas considerações durante a cerimónia de abertura da VI sessão do Comité Central da Frelimo que decorre desde a manhã de hoje e por três dias na cidade de Maputo.

O Presidente da Frelimo entende que os próximos dias poderão ser decisivos para todos nós, porque o diálogo sobre a paz possui uma perspectiva clara e ética clara que se baseia nos preceitos urbanísticos e que colocam a defesa da vida e a cessação do derramamento de sangue como prioridade.

Durante a abertura desta sessão foram apresentadas mensagens das organizações dos Continuadores Moçambicanos, da Juventude, da Mulher Moçambicana e da associação dos Antigos Combatentes, manifestando apoio ao Presidente desta formação política na execução de tarefas nobres.

Nyusi reiterou a necessidade de coesão entre os membros do Frelimo, para vencerem as etapas que se seguem.

O secretário do Comité Central para a Mobilização e Propaganda e porta-voz da Frelimo, António Niquice, falando ontem uma conferência de imprensa,  salientou que os membros deste órgão máximo do partido no poder, no intervalo de dois congressos, terão a oportunidade de harmonizar e enriquecer os debates que tiveram lugar a todos os níveis durante o estudo das teses, em que estiveram envolvidos os membros e simpatizantes desde a célula, passando pelas conferências de zona, circulo, distrito até à província.

“Vão ter a oportunidade de apreciar e contribuir sobre os aspectos mais importantes da vida do partido e o nível de preparação do XI Congresso. Vamos apreciar o relatório do gabinete de preparação e discutir a proposta de revisão dos estatutos porque estes são actuais, mas devem ser adaptados à realidade. O XI Congresso iniciou com a discussão das teses e a revitalização das bases, onde a contribuição do povo foi fundamental, porque a Frelimo sempre se inspirou no povo”, disse Niquice, para quem é necessário assegurar que as contribuições colhidas produzam impacto na vida dos moçambicanos.

Acrescentou que, sendo esta a sessão derradeira antes da reunião máxima, há a necessidade de verificar se estão criadas todas as condições para a realização do congresso, que será uma oportunidade de debater sobre a vida da nação.

Na ocasião, António Niquice reafirmou que a Frelimo enaltece o apoio incondicional aos esforços do Presidente Filipe Nyusi na busca da paz efectiva para o país, assim como o processo de governação que está a contribuir para melhorar o bem-estar dos moçambicanos.

O encontro realiza-se no Centro de Conferências Filipe Nyusi, no bairro do Zimpeto, na cidade de Maputo

Mais detalhes nas próximas horas.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69852-nyusi-reitera-necessidade-de-manter-o-dialogo-pela-paz.html

Exit mobile version