Os líderes do congresso Nacional Africano (ANC) começarão hoje a implementar meios para estimular o crescimento económico, bem como encontrar formas de “como sair desse estatuto de lixo”, indicou.
A economia sul-africana sofreu um golpe pesado em Abril, quando duas agências de classificação reduziram a África do Sul para o grau de sub-investimento, ou “lixo”.
Isso aconteceu na sequência de uma remodelação governamental que o Presidente Jacob Zuma demitiu o ministro das Finanças Pravin Gordhan e seu adjunto, Mcebisi Jonas, atirando a moeda local, o rand, a uma desvalorização sem precedentes.
Mantashe disse que o “lekgotla” iria verificar quais os sectores da economia devem ser intervencionados para estimular o crescimento. Também estarão em discussão questões que farão parte do processo do orçamento.
“Examinaremos questões que serão parte do processo do orçamento. Vamos nos concentrar na economia – crescimento e desenvolvimento económicos, como sair do estatuto de “lixo” e olhar para quais sectores [da economia] precisamos colocar dinheiro”, disse Mantashe.
O Banco Central sul-africano previu que a economia vai crescer pelo menos 0,9%, mas, logo após sua nomeação, o sucessor de Gordhan, Malusi Gigaba, lançou dúvidas sobre a capacidade da Àfrica do Sul crescer, mesmo que a uma taxa miserável. Isso seria confirmado com a descida do país para uma recessão técnica.
Embora dominado por questões económicas, o secretário-geral do ANC indicou que o “lekgotla” examinará também o desenvolvimento social, aspectos de governação, os altos índices de criminalidades entre outros pontos. – TIMESLIVE
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/69867-anc-reune-se-com-agenda-dominada-pela-economia.html