Revista Tempo

Da Matola: Hospital provincial equipado para reparar deformidades

O HOSPITAL Provincial da Matola já tem capacidade de fazer cirurgias plásticas para reparar diferentes deformidades resultantes de doenças ou queimaduras.

Com efeito, foram admitidos nesta unidade sanitária mais quadros especializados e apetrechado em equipamentos necessários para as operações.

Recentemente, pelo menos 15 crianças viram os seus lábios e palatos restituídos, numa campanha realizada por uma equipa constituída por profissionais dos serviços de cirurgia maxilo-facial dos hospitais Central de Maputo (HCM), Provincial da Matola e da organização Smiletrain.

“A equipa do HCM vem realizando com regularidade cirurgias das fendas do lábio e do palato noutros hospitais. Estou em crer que, futuramente, teremos sessões do género localmente. É  nossa intenção realizar estas operações de forma regular. O Hospital Provincial da Matola tem a capacidade de tratar estes casos e está aberto a doentes com este tipo de problemas”, referiu Pedro Santos, cirurgião plástico, convidando os doentes a aproximarem-se da unidade sanitária a fim de receberem assistência. 

Explicou que as fendas do lábio e do palato são deformidades resultantes de múltiplos factores, entre os quais os congénitos, ambientais, deficiência de nutrientes, consumo abusivo do álcool e tabaco durante a gestação, assim como o uso de alguns medicamentos para o tratamento de doenças, como por exemplo a epilepsia.

Segundo a fonte, estima-se que uma em cada duas mil crianças que nascem em África tenham a deformidade, o que pressupõe que haja muitos petizes que vivem nestas condições por desconhecimento dos pais de que o defeito pode ser corrigido através de uma operação que se pode considerar “relativamente simples”.

“Há muitos menores com estas deformidades. São crianças estigmatizadas, não têm um crescimento nem um desenvolvimento adequado porque o lábio está deformado, o palato, que é o céu-da-boca, também está transfigurado. Isso dificulta a alimentação desde o nascimento e o desenvolvimento da fala, que é muito importante para o ser humano”, disse, lamentando o facto de alguns pacientes chegarem a desenvolver má nutrição ou morrerem por um problema que pode ser corrigido. 

Após a cirurgia, a criança passa a ter um aspecto físico normal, uma boa sucção dos alimentos, melhora ou tem a fala normalizada.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/69803-da-matola-hospital-provincial-equipado-para-reparar-deformidades.html

Exit mobile version