Falando ontem em conferência de imprensa, convocada para falar do meio-termo do mandato do Chefe do Estado, o porta-voz do partido Frelimo, António Niquice, disse ter sido notória a entrega dos moçambicanos nas diferentes frentes de materialização do Plano Quinquenal do Governo (PQG).
“É preciso frisar a grande conquista que é o esforço e empenho incansável do Presidente Nyusi na busca da paz, porque sabemos que este mandato iniciou com alguma instabilidade e ele assumiu, reiteradamente, que vai procurar pacificar o país e os cidadãos poderem circular e trabalhar livremente”, disse.
Segundo afirmou, o Governo liderado pelo Presidente Nyusi está virado para resultados, o que caracteriza a forma de governação da Frelimo, e o resultado mensurável sobre a paz, ainda que relativa, abre caminho para a sua materialização efectiva.
Niquice realçou que a dimensão muito importante trazida pelo Chefe do Estado, na sua governação, é a produção e a produtividade, onde o objectivo fundamental é garantir a segurança alimentar e nutricional dos moçambicanos, o que é testemunhado pelos índices assinaláveis.
Trata-se, de acordo com o porta-voz da Frelimo, da produção, que se destaca pela capitalização da cadeia de valor, através da componente de processamento e comercialização para a geração de rendimentos e aumento das exportações, arrecadação de mais divisas, com vista a tornar o país auto-sustentável.
“Ainda nesta linha de fazer uma governação orientada para os resultados, há uma preocupação na área da Educação, onde se pretende que a formação seja de qualidade. No sector de infra-estruturas, assistimos à construção de novas estradas e pontes, que facilitam o escoamento da produção. Podemos citar como exemplo o lançamento da pedra da estrada Cuamba/Lichinga, que está em curso, e ao nível das ferrovias há um grande ganho, com a abertura de rotas que servem de escoamento da produção da população entre o norte e o sul do país”, disse, avaliando, por conseguinte, que “estamos diante de uma metade do mandato caracterizado pela resiliência dos moçambicanos, onde todas as forças da sociedade não vergaram, arregaçaram as mangas e intervieram, de forma positiva, em apoio ao chamamento do Governo.
Com estes resultados, António Niquice disse que tudo leva a crer que pedra a pedra o país está a ser construído.
Afiançou que mesmo com adversidades o Governo tem estado a materializar o Plano Económico e Social (PES) e a contribuir para que as condições de vida dos moçambicanos registem melhorias.
“Acima de tudo, são estas realizações feitas de forma muito patriótica que nos levam a assinalar o empenho e conferirmos uma nota positiva ao Governo de Moçambique, liderado pelo Presidente Filipe Nyusi, por tudo quanto tem estado a fazer para que o país continue uma referência no concerto das nações”, disse Niquice.
Reiterou que como partido Frelimo tem a nobre missão de garantir que o que está plasmado no Programa Quinquenal do Governo e nos planos económicos e sociais seja cumprido, assegurando que até ao fim deste mandato todas as promessas que foram sufragadas serão materializadas.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69712-na-implementacao-do-pqg-frelimo-destaca-entrega-do-povo-mocambicano.html