Revista Tempo

Standard Bank impulsiona empreendedorismo feminino

O Standard Bank realiza esta sexta-feira, 21 de Julho, dois eventos de negócios para mulheres, com vista à partilha de experiências e estabelecimento de parcerias.

Enquanto o primeiro evento é destinado a empresárias estabelecidas e em fase de iniciação de negócios, o segundo foi concebido para estudantes universitárias, sem nenhuma experiência empresarial por forma a despertá-las para o mundo dos negócios.

Denominados Lioness Lean, os dois eventos, organizados em parceria com a Shell e a Embaixada do Reino dos Países Baixos e implementados pela Lioness of Africa, visam a criação de uma rede de empreendedoras e coordenação de esforços para que as mulheres contribuam, de forma sistematizada, na geração de riqueza e crescimento económico do País.

A propósito, Melanie Hawken, fundadora da Lionesses Of Africa, considera que “as mulheres estão a criar não só grandes empresas e marcas, e a produzir produtos de classe mundial, mas também têm demonstrado que nenhum sector de negócios ou indústria está fora do alcance de uma mulher no país quando se trata de iniciar um empreendimento empresarial”.

A fonte acrescenta que “a próxima geração de jovens empresárias aspirantes no país tem grandes modelos para se inspirarem e para ajudar a orientá-las nas suas próprias jornadas de criação de negócios “.

Por sua vez, Sasha Viera, responsável da Incubadora do Standard Bank, referiu que esta iniciativa está a crescer de forma bastante expressiva e a ganhar gradualmente mais força.

“Cada evento que promovemos está superlotado e ouvimos experiências verdadeiramente inspiradoras de mulheres que representam a diversidade do país, em termos de sector, idade, cultura e maturidade empresarial. É imensamente satisfatório obter a resposta positiva do mercado e lidar com as oportunidades que emergem após cada evento. Esperamos que esta interacção continue e que se materialize e converta em vendas e crescimento de receita para as mulheres. Estamos particularmente satisfeitos porque, pela primeira vez, as oradoras vão interagir com uma audiência jovem e feminina no nosso primeiro evento Lioness Lean juvenil como parte de uma mensagem inspiradora de que as mulheres podem ter sucesso nos negócios e de que o Standard Bank e os seus parceiros estratégicos estão felizes por apoiar a futura narrativa para as jovens em Moçambique”.

O objectivo principal desta iniciativa, de acordo com Alexander Battaglia, representante da Shell em Moçambique, “é de comemorar as conquistas de todas as mulheres moçambicanas e empresárias que estão a trabalhar para colocar Moçambique no mapa mundial, e para inspirar ainda mais esta nova geração a criar empresas de sucesso”.

Por seu turno, Pascale Grotenhuis, embaixadora do Reino dos Países Baixos em Moçambique, explicou que “fazer parte deste projecto tem sido uma experiência fantástica! A abertura dessas mulheres, seu impulso e seu potencial servem como uma verdadeira inspiração para todos nós. A Lionesses tornou-se num evento obrigatório para mulheres empresárias, onde podem partilhar informações e conselhos umas com as outras”.

Importa realçar que os eventos Lioness Lean são uma iniciativa da Lionesses of Africa entidade cuja missão é capacitar mulheres empresárias do continente através da partilha de informações e aconselhamento útil e relevante sobre o mundo dos negócios e empreendedorismo, inspirar e partilhar histórias de empresárias de sucesso que estão a desenvolver negócios e marcas.

A presente edição, segunda a realizar-se em Maputo, este ano, terá como oradoras Filipa Carreira (fundadora e directora executiva da empresa social de alto impacto, Wamina) Mariana Agness (fundadora do estúdio floral requintado, House of Agness) e Eugénia Langa (fundadora da empresa especialista em procurement e logística, Nweba).

@Verdade – Economia

Exit mobile version