Alberto Nkutumula tem estado acompanhar os jogos Desportivos Escolares e está surpreso com evolução de algumas delegações
Em entrevista ao “O País”, o ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula disse estar impressionado com o desempenho de algumas delegações que à partida eram teoricamente fracas. “Em termos de qualidade, melhoramos bastante. As competições estão renhidas. Já não sabemos à priori quem sairá vencedor.
Nos jogos passados – realizados em Cabo Delgado – pela composição das equipas tínhamos uma noção das delegações mais fortes. As províncias de Cabo Delgado e Niassa foram mais fracas, mas neste ano, graças ao trabalho desenvolvido, estão muito fortes”, disse Nkutumula que para ele nesta edição sairão atletas que representarão condignamente o país nos Jogos da CPLP.
“Com este nível de competitividade estamos esperançados de que, mais uma vez, teremos uma boa prestação nos jogos da CPLP no próximo ano. Em 2015, ganhámos medalhas de outro, e estamos convictos de que traremos mais ouro nos jogos que serão realizados no próximo ano em São Tomé”, terminou.
Recorde-se que os Jogos Desportivos Escolares, juntam mais de mil atletas das 11 províncias que estão a competir nas modalidades de Atletismo, Andebol, Basquetebol, Ginástica, Xadrez, Voleibol, Futebol e Jogos tradicionais.
Olheiro estupefacto com talentos na ginástica
Elvis Tembe é treinador e atleta da selecção nacional de salto à corda. Ele faz parte do grupo de atletas que recentemente conquistou, pela terceira vez consecutiva, o Mundial da modalidade. À nossa reportagem, o atleta disse estar “estupefacto” com os talentos que estão a representar as diversas especialidades na modalidade de Ginástica.
“Consegui identificar alguns atletas com marcas possíveis de competir a nível internacional. Isso é uma alegria, porque são talentos que vêem não só de Maputo cidade, mas também de outras províncias. Eles estão a ter resultados altos nas provas de velocidade e esperamos que daqui a algum tempo tenhamos uma selecção mais representativa, porque, neste momento, o nosso conjunto é formado por atletas de Maputo Cidade e província”, disse o técnico que reitera que não tem dúvidas que a curto e médio prazo Moçambique pode ser uma potência nos escalões inferiores. “Como selecção estamos a pensar em fazer uma digressão pelo país para fazer pequenas formações para melhorarmos o desempenho dos atletas. O nosso objectivo é que nos próximos campeonatos mundiais possamos levar juniores”, terminou.
http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45746-nkutumula-surpreso-com-desempenho-de-algumas-delegacoes.html