O Presidente da República, Filipe Nyusi, que ontem empossou Samuel Luluva como novo comandante, e David Munongoro, como vice-comandante da instituição, apontou a busca da excelência como outro dos desafios a não perder de vista, tendo instruído os empossados a dar o melhor de si para ajudar na formulação de um pensamento estratégico nacional, através do estudo, formação, investigação e divulgação de questões de defesa e segurança, tendo em conta as alterações que se operam no sistema internacional de defesa.
“Se quisermos ser eficientes e produzir melhores resultados, temos de contar com gente devidamente capacitada e motivada. Os cursos de curta, média e longa duração a serem promovidos pelo ISEDEF devem ajudar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a melhorarem o seu desempenho, entanto que garantes da independência nacional, da soberania e da integridade do país”, afirmou Nyusi.
Filipe Nyusi, que é também Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), apelou a direcção o ISEDEF a promover maior colaboração com as FDS no sentido de identificarem as áreas sobre as quais devem incidir os cursos a serem ministrados aos oficiais.
Na mesma cerimónia, Samuel Luluva foi patenteado com a insígnia de Major-General. Aldo Fumo, actualmente a exercer as funções de director do Departamento de Reconhecimento do Estado Maior General das FADM, foi patenteado Brigadeiro.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69594-ensino-superior-militar-pr-recomenda-foco-na-excelencia.html