Os nosso entrevistados revelaram ainda que dados sobre a actividade sísmica são …

0
122
[ad_1] Os nosso entrevistados revelaram ainda que dados sobre a actividade sísmica são recolhidos no território nacional desde 1905. “Nós sentimos aqueles que tem uma magnitude acima de 6, mas todos os dias ocorrem sismos”, declarou Manhiça.

Uma amostra dos dados que têm sido colectados pelas estações sísmicas do INAMI, a que o @Verdade teve acesso exclusivo, mostram que por exemplo entre o início de Novembro de 2012 e o último dia desse ano foram registados 223 terramotos em Moçambique, porém todos abaixo dos 5 graus na escala de Ritcher, o mais forte teve uma magnitude de 4,7 com epicentro no Canal de Moçambique, certamente ninguém o sentiu no continente.

Sobre a possibilidade de prever quando será o próximo terramoto em Moçambique Hélio Inguane aclarou que ninguém no mundo consegue fazê-lo porque ocorrem, na sua maioria, “a uma profundidade de igual ou superior a 10 quilómetros e não se consegue perfurar tão fundo. Nessas zonas a terra é muito quente, coloca-se lá um equipamento que tem componente electrónica que fica danificada, então não podemos furar e colocar lá”.

De acordo com o geofísico moçambicano, mesmo que se conseguisse perfurar e colocar lá um aparelho de previsão “o tempo de reacção seriam milissegundos e não havia de mudar nada”.

Contudo, Inguane tranquilizou que “Moçambique tem a vantagem de estar numa zona em que os sismos são predominantemente de afastamento das placas(tectónicas), se acontecesse como noutros continentes, onde ocorrem sismos de colisão das placas (por exemplo no Nepal, Itália ou Chile), nós teríamos tsunamis aqui no Canal de Moçambique”.

“Neste afastamento vemos o surgimento de fendas, valetas, noutros parte a parte menos densa cede e a mais densa sobrepõem-se”. As nossas fontes afirmaram, e mostraram imagens, de várias dessas fendas que podem ser observadas no distrito de Machaze.

http://www.verdade.co.mz/tema-de-fundo/35/62842



[ad_2]
Source

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!