No dia 15 de Julho de 2016, a Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado, supostamente organizado por Fetullah Gülen, um cidadão turco radicado nos Estados Unidos de América. Esta tentativa de golpe fez 250 mortos e mais de dois mil feridos.
Em memória destas mortes, o governo turco declarou 15 de Julho como dia da Democracia e da Unidade Nacional. Um ano depois do atentado, a Turquia voltou a pedir apoio do mundo na luta contra o terrorismo.
“Como Turquia, a nossa luta pelo terrorismo continua bem firme. A Turquia perdeu muitas vidas por causa do terrorismo, Na arena internacional estamos a abordar este assunto para trazer a questão da solidariedade e pedir a ajuda. A solidariedade e a Cooperação são questões muito importantes para nós na luta contra o terrorismo”, disse Zeynep Kiziltan, Embaixadora da Turquia em Moçambique
A embaixadora turca afirma que nem todas as nações mundiais têm a dimensão do que aconteceu durante a tentativa de golpe de Estado. A diplomata diz que ninguém está a salvo do terrorismo e que o mundo deve se unir para combater o fenómeno.
“Nenhum país está imune ao terrorismo. O terrorismo ganhou uma dimensão mundial. A partilha de informações é muito importante e o acesso às informações também é importante”, afirmou Zeynep Kiziltan – Embaixadora da Turquia em Moçambique.
Para comemorar o dia da Democracia e Unidade Nacional, a embaixada da Turquia organizou uma exposição fotográfica onde são retratados os momentos da tentativa do golpe de Estado.
Fonte: O Pais -Politica