Revista Tempo

Candidatos a instrutores reprovam nos exames de condução

Candidatos a instrutores de condução voltam a ser avaliados em 15 dias

Chumbaram todos os candidatos a instrutores de escolas de condução submetidos ontem a exames electrónicos. É a primeira vez que os candidatos a instrutores de escolas de condução são submetidos a exames electrónicos para poderem ter a licença que lhes permite dar aulas. Frequentaram um curso de seis meses promovido pela Associação das Escolas de Condução.

Concluída a formação, 90 candidatos foram convocados ao exame pelo Instituto Nacional de Transportes Terrestres. Ontem, um grupo constituído por 51 candidatos foi avaliado e todos reprovaram. A nota máxima exigida no exame é 50, porém, os candidatos só conseguiram obter até 38.

A Associação das Escolas de Condução de Moçambique explica que as reprovações podem ter sido motivadas pela demora de realização dos exames, já que a solicitação ao INATTER para fazer exames foi feita em Janeiro e só agora os candidatos foram avaliados. Mesmo assim, as escolas prometem reunir-se para apurar as razões das reprovações.

Os candidatos voltam a ser avaliados em 15 dias.

Os candidatos a instrutores de escolas de condução devem ter no mínimo 25 anos de idade, 10 classe ou equivalente e obter uma carta de condução da categoria que pretende leccionar com pelo menos dois anos de antecedência.

Esta sexta-feira, o segundo grupo dos candidatos foi submetido a exames. Segundo o INATTER, o novo sistema é introduzido para melhorar a qualidade e permitir maior transparência no processo, evitando fraudes. Nos exames escritos, os índices de reprovações eram muito inferiores. 

 

 

 

 

Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html

Exit mobile version