Delegações provinciais que vão participar dos Jogos Desportivos Escolares chegaram, ontem, a província de Gaza, anfitriã do evento.
As delegações provinciais que vão participar dos Jogos Desportivos Escolares chegaram, ontem, a província de Gaza, anfitriã do evento. A organização já tem os centros internatos preparados para acolher tanto os atletas, assim como os técnicos. À sua chegada, as delegações foram encaminhadas ao Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane para acreditação e em seguida encaminhados para os lares.
Os atletas na modalidade de Atletismo e os árbitros estão acomodados Instituto de Formação de Professores de Chongoene (367 pessoas); os técnicos, atletas e delegados de Basquetebol, Ginástica e Voleibol no número de 600 foram acomodados no Lar da Escola Secundária Joaquim Chissano. E as selecções de Andebol estarão na vila da Macia, 60 quilómetros da cidade de Xai-Xai. As atletas do sexo feminino (170) estão no Centro de Recursos para a Educação Inclusiva (CREI) e masculinos (186) no Lar da Escola Secundária John Issa.
Ontem, a nossa equipa conversou com as delegações de Gaza e Tete. Encontramos Josela Jemusse, capitã da selecção feminina de Voleibol de Tete a arrumar a sua cama, pois acabava de chegar à cidade de Xai-Xai. Conta que foi uma boa experiência viajar via terrestre. “Nunca tinha feito este percurso de carro, foi interessante, vi paisagens lindas ao logo do percurso. Foi maravilhoso”, maravilhou-se a atleta que garantiu que está em Gaza para vencer. “Preparamo-nos para vencer, estamos aqui para mostrar o que nós valemos. Não saímos de Tete para perder, estamos preparados para dar o nosso melhor. Carregamos a responsabilidade de representar todos os habitantes de Tete”, orgulhou-se.
O mesmo espírito foi transmitido pela selecção masculina. Encontramos Ivanilson, vice-capitão da selecção masculina de voleibol a tomar a refeição com os seus colegas. Apesar de não ser a primeira vez que chega a Gaza, contou que foi uma viagem marcante. “Foi bonito viajar com os meus colegas, olha que tínhamos a Polícia a nos escoltar. Nos sentimos muito importantes por isso”, sorriu o atleta.
Na qualidade de anfitrião, Dalton de Barros, capitão da selecção de Voleibol, disse que não vão permitir que os seus adversários os vençam. “A taça fica em Gaza, estamos preparados para vencer”, confiou.
Coreógrafos garantem festa rija na cerimónia de abertura
A um dia do arranque dos XIII Jogos Escolares Gaza 2017, as crianças que irão fazer a coreografia da cerimónia de abertura do evento prometem fazer um verdadeiro show. São no total 1200 crianças que vão animar a festa. Rute Chemane é uma das crianças e prometeu surpreender os visitantes. “Vamos apresentar coisas bonitas, as pessoas irão gostar de ver. Estamos preparados para dançar e mostrar o que aprendemos”, disse.
http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45616-todas-as-delegacoes-ja-estao-em-gaza.html