Revista Tempo

Militares da FA portuguesa na cela acusados de corrupção

DOZE militares portugueses encontram-se detidos, entre os quais um Major-General e outros seis oficiais de alta patente da Força Aérea Portuguesa, suspeitos dos crimes de corrupção passiva e activa para acto ilícito, abuso de poder e falsificação de documentos.

Depois do interrogatório, na última quarta-feira à tarde, no Campus de Justiça de Lisboa, ficaram em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Tomar.

Um comunicado da Polícia Judiciária detalha que os detidos são suspeitos dos crimes de “corrupção passiva e activa para acto ilícito, abuso de poder e falsificação de documentos”.

Para além dos detidos, há mais quatro empresários que foram ouvidos hoje, suspeitos de um esquema de suborno que durava há vários anos, envolvendo o sector de restauração, que fornece bens alimentares para cerca de 15 bases da Força Aérea Portuguesa.

As detenções são a continuação da investigação que levou a outras seis detenções em Novembro do ano passado, precisamente pelo mesmo esquema de subrefacturação das compras de produtos alimentares para as bases aéreas – o que permitiu a esta rede de militares prejudicar o Estado português na ordem dos 10 milhões de euros.

Na segunda operação foram detidos altos responsáveis da FA – entre os quais um Major-General que, entre outras altas responsabilidades, comandava a Direcção de Abastecimento e Transportes, em Alfragide, junto ao Estado-Maior da FA.

Em comunicado, a PJ confirmou, entretanto, que nesta operação “participaram 130 elementos da Polícia Judiciária e 10 magistrados do Ministério Público, foram realizadas 36 buscas nas áreas dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Évora e Faro, das quais 31 domiciliárias e 5 não domiciliárias, tendo sido apreendidos documentos e material relacionado com a actividade criminosa em investigação”.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/69230-militares-da-fa-portuguesa-na-cela-acusados-de-corrupcao.html

Exit mobile version