Depois de seis jogos sem vencer a Liga Desportiva de Maputo, volta a rota das conquistas depois de derrotar o 1º de Maio de Quelimane por três bolas a zero. Mesmo assim, o resultado pode ser enganador tomando em conta o nível de produção da equipa de Quelimane.
Logo cedo, aos cinco minutos, duas grandes oportunidades para a equipa da casa, entretanto desperdiçadas por Sonito e Liberty. O 1º de Maio de Quelimane jogava à procura dos erros do adversário e partia em contra – ataque. Com esse sentido de visão a equipa subiu no jogo e conseguiu cobrir muitas linhas de passe, contrariando Telinho, Momed Haji, e Nando.
Os de Quelimane quase chegam ao golo depois de muita tremedeira na defesa da Liga Desportiva. Mas como quem não marca arrisca-se a sofrer, a equipa da casa chegou ao golo na jogada seguinte por intermédio de Momed Hagi aos 44 minutos. A partir daí o 1º de Maio abriu mais as linhas, mas já não havia muito por se jogar, tendo o árbitro mandado as equipas recolherem.
No reatamento, a Liga entrou mais forte pressionante, e num contra ataque rápido e bela jogada de combinação chega ao segundo golo através de Liberty. O ascendente da Liga era notório, mas os visitantes não baixavam a guarda, subindo muitas vezes no terreno e ameaçando a baliza de Milagre. Os golos porém negavam a acontecer. Na defesa tinham em Dialló, que se estreou no Moçambola e no capitão da equipa uma dupla segura que moralizava os companheiros.
Mas, o futebol tem destas. No melhor momento de jogo do 1º de Maio, a equipa da Liga Desportiva, chega ao terceiro golo, por intermédio de Telinho. Foi um rude golpe para a equipa canarinha de Quelimane, que baixou os braços e apenas jogou para não perder por mais. Akil Marcelino mandava os seus jogadores subirem mais no terreno e a exercerem pressão aos visitantes ainda no seu reduto, cortando linhas de transição de jogo a partir daquele sector. A estratégia resultou e o 1º de Maio acabou sem reacção assentindo os três a zero.
Com este resultado, a Liga Desportiva de Maputo, soma 29 pontos na classificação e reencontra-se com as vitórias. Enquanto o 1º de Quelimane complicou mais a sua situação na zona de despromoção, mantendo os 18 pontos com os quais entrou na jornada.
http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45536-liga-desportiva-reencontra-se-com-as-vitorias.html