Foram detidas 13 pessoas, na Catalunha Nordeste, no âmbito de uma operação internacional contra o branqueamento de capitais relacionados com a Camorra – máfia napolitana –, anunciou, hoje, o Ministério Público espanhol.
Os detidos na cidade de Barcelona e noutras localidades da província espanhola são na sua maioria de nacionalidade italiana, e outros são de origem espanhola, venezuelana, chilena e colombiana.
Os crimes de organizações criminosas, branqueamento de capitais e tráfico de drogas, cocaína e haxixe, em vários países europeus, são as acusações que recaem sobre os detidos.
Foram no total 15 buscas realizadas em Barcelona, além de duas buscas na Itália e seis na Alemanha, tendo sido apreendida documentação física e em ficheiros.
Além dos documentos, foram confiscados activos relacionados com o tráfico de drogas e branqueamento de capitais no valor de cinco milhões de euros.
As autoridades judiciais trabalham há três meses na investigação desta organização dedicada ao branqueamento de capital do narcotráfico, através de empresas do sector da restauração, compra e venda de veículos e jóias
Ainda no âmbito da busca, foram aprendidas 520 quilogramas de cocaína e mais de 450 quilogramas de haxixe e marijuana.
Fonte:O Pais – Internacional