Revista Tempo

Alfândegas apreendem mais de cinco mil maços de cigarro contrabandeados

Na manhã de foram apreendidos 119 maços de cigarro nas diferentes bombas de combustíveis

As Alfândegas de Moçambique apreenderam 5 431 maços de cigarro de diversas marcas, no âmbito da fiscalização da selagem de tabaco e bebidas alcoólicas importadas e produzidas no país. 

A campanha visa aferir a selagem destes produtos como forma de acabar com o contrabando. Este processo tem duas fases operacionais: a primeira, terminou a trinta de Junho último e visava fiscalizar a importação e a produção de tabaco e bebidas com elevada percentagem alcoólica.

A segunda, consiste em fiscalizar a circulação no mercado interno de tabaco e bebidas alcoólicas para a sua comercialização. Todos os derivados de tabaco como cigarros, charutos e cigarrilhas, bem como bebidas com elevada percentagem alcoólica são, desde o dia 1 do corrente mês, proibidos de se vender sem selo de produção e ou importação.

“No primeiro dia desta actividade, foram apreendidos, nas províncias de Gaza e Maputo, 4.708 e 604 maços de cigarro, respectivamente”, disse Rogério Machava, coordenador regional do processo de selagem, acrescentando que todo o produto apreendido será incinerado.

Na manhã desta terça-feira (04), foram apreendidos 119 maços de cigarro nas diferentes bombas de combustíveis, na cidade de Maputo. Segundo Vânia Gomes, gestora de um dos estabelecimentos inspeccionados, esta medida é de grande importância, porque vai reduzir o contrabando de tabaco em Moçambique. A partir do dia 16 do corrente mês, vai iniciar o processo de fiscalização e apreensão das bebidas alcoólicas que não possuírem selo de importação ou fabrico.

 

Fonte: O Pais -Economia

Exit mobile version