Revista Tempo

Segundo PM: relatório da Kroll reforça transparência na gestão da coisa pública

O PRIMEIRO-MINISTRO moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, disse que as recomendações do sumário executivo do relatório da auditoria internacional independente feita pela Kroll “Associates UK” às dívidas ocultas servirão de base para que o país continue a reforçar os níveis de transparência na gestão da coisa pública.

O governante reagia à publicação, sábado último, do tão aguardado relatório da auditoria da Kroll, consultora internacional, contratada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), para verificar a existência ou não de infracções de fórum criminal nas três empresas moçambicanas, Ematum, Proindicus e a Mozambique Assets Management (MAM).

No período entre 2013/14, o governo moçambicano emitiu garantias para empréstimos superiores a dois bilhões de dólares americanos, recebidos dos bancos Credit Suisse e VTB da Rússia.

Comentando, este domingo, em torno da matéria, o Primeiro-Ministro disse que o governo saúda os passos dados até a tarde de sábado, traduzidos na divulgação do sumário executivo do relatório da auditoria internacional independente, um passo importante para o reforço da confiança dos investidores e doadores, sobretudo a comunidade internacional.

“Seguramente, traz recomendações que servirão de base para que continuemos a reforçar os níveis de transparência na gestão da coisa pública”, realçou o governante, apontando que a expectativa é que os passos subsequentes a serem dados pela PGR, em cumprimento das recomendações, sirvam para esclarecer tudo aquilo que ainda falta esclarecer.

Ele considera o conteúdo do relatório bastante elucidativo e, na sua óptica, a PGR vai continuar a trabalhar nos passos subsequentes obviamente nas questões levantadas por todos aqueles que viram o sumário executivo com 64 páginas.

Segundo Carlos Agostinho do Rosário, o governo vai colaborar para que a PGR possa responder de forma cabal todas as questões que tiverem de ser esclarecidas e, para o efeito, mais trabalho será realizado e mais passos serão dados.

(AIM)

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68943-segundo-pm-relatorio-da-kroll-reforca-transparencia-na-gestao-da-coisa-publica.html

Exit mobile version