Eliseu Machava falava na Praça da Juventude, durante a festa da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), organizada para celebrar os 55 anos da criação da Frente de Libertação de Moçambique, Frelimo, e 42 da proclamação da independência nacional.
O secretário-geral da Frelimo afirmou que celebrar o 42- aniversário da independência nacional é motivo de orgulho para todos os moçambicanos, porquanto marca a sua libertação do jugo colonial português.
“Para nós, a celebração dos 42 anos da independência nacional significa orgulho para os moçambicanos. Foram os moçambicanos que se organizaram para sair da colonização, foram os moçambicanos que construíram o país até hoje e estão pensando no futuro do seu país. O que esperamos é que continuemos a consolidar a unidade nacional, a paz e a projectar melhor o futuro, com a participação de todos. Felicitamos a todos os moçambicanos, por terem conseguido remover obstáculos durante os 42 anos. Tivemos vários problemas, mas os moçambicanos conseguiram conduzir o barco até cá”, disse Eliseu Machava.
Felicitou a Organização da Juventude Moçambicana, por ter organizado a festa para celebrar as duas efemérides, sublinhando que a mesma serviu para assinalar a alegria dos moçambicanos, em particular dos jovens.
Entretanto, o secretário da Frelimo para a mobilização e propaganda a nível da cidade de Maputo e membro da OJM, Alex Muianga, disse que a juventude estava orgulhosa dos feitos dos libertadores da pátria e compromete-se a seguir o seu exemplo como inspiração para a superação dos desafios que o país enfrenta.
A festa juntou 22 mil pessoas na Praça da Juventude até à madrugada de ontem e foi abrilhantada com actuação de vários músicos moçambicanos do panorama artístico nacional. Alex Muianga descreveu a ocasião como sendo o reinício duma marcha que se mostra longa, na qual a juventude se mostra firme até à vitória final.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68909-defende-sg-da-frelimo-projectar-o-futuro-com-participacao-de-todos.html