Além da medida que promete aplicar a Park Geun-hye, a Coreia do Norte alarga a punição ao responsável máximo do serviço de informações da Coreia do Sul, Lee Byoung Ho.
O anúncio foi feito pela agência noticiosa norte-coreana (KCNA), que justificou a medida com o alegado envolvimento de Park Geun-hye e de Lee Byoung Ho numa operação secreta do Serviço Nacional de Informações de substituição da “liderança suprema da Coreia do Norte”, que se terá iniciado em 2015.
O plano foi automaticamente descartado quando Park Geun-hye foi afastada do cargo e presa por causa de um escândalo de corrupção, em Março deste ano.
Segundo a KCNA, “ambos receberão mortes miseráveis, como se fossem cães, a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer método utilizado”.
A Coreia do Norte exigiu ainda aos sul-coreanos a entrega de Park e Lee ao abrigo da lei internacional por, acusa, “ter sido cometido terrorismo patrocinado pelo estado”.
Pyongyang acusa regularmente Washington e Seul de tentarem matar Kim Jong-un. Em Maio, acusou as agências de espionagem dos EUA e da Coreia do Sul de conspiraram para liquidar o líder norte-coreano com armas bioquímicas.
As relações entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul deterioraram-se (ainda mais) durante a presidência de Park. [FM]
http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/internacional/pyongyang-promete-executar-ex-presidente-sul-coreana/