Revista Tempo

AMA alerta para possibilidade de subida do preço de frango

Restrição de importação de ovos férteis e pintos da Africa do Sul poderá encarecer preço de frangos em Moçambique

 

A restrição da entrada de produtos avícolas, nomeadamente ovos férteis e pintos importados da vizinha África do Sul poderá causar, nas próximas semanas, um impacto negativo na oferta e, por conseguinte, uma subida de preços.

A preocupação foi expressa pela Associação Moçambicana de Avicultores (AMA), citada pela AIM, na sequência da recente confirmação do surto da gripe aviária, pelo Departamento de Agricultura, Florestas e Pescas (DAAF), numa farma na província oriental sul-africana de Mpumalanga.

Os produtores nacionais de frango são responsáveis por uma quota de mercado calculada em pouco mais de 70 mil toneladas anuais, das 80 mil de carne da ave que o país precisa. Segundo as projecções, a demanda estará na ordem de 97 mil toneladas até ao ano 2019.

O secretário executivo da AMA, Loko Roger, disse que o cancelamento das importações pode afectar a oferta nos mercados da região sul do país que dependem, principalmente da África do Sul para a aquisição de ovos férteis e pintos que são mais tarde usados para a produção do frango colocado nos mercados de consumo.

Fonte: O Pais -Economia

Exit mobile version