Por ocasião do dia da Função Pública, celebrado sob o lema “Criando uma cultura de prestação de serviços centrada no cidadão: Uma parceria com a juventude para a transformação de África”, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) distinguiu, sexta-feira, 23 de Junho, em Maputo, um total de 66 funcionários, que se destacaram no desempenho das suas funções.
Numa clara alusão aos funcionários reformados, Vitória Diogo disse que tiveram um percurso brilhante, tendo deixado um legado na instituição, passando para a reforma com folhas limpas.
“Deixaram espaço para que outros continuem. Cumpriram 35 anos de serviço, treinaram os colegas e passaram o testemunho e o legado”, frisou a governante.
Em 2016, segundo acrescentou a ministra, foi cumprido o Plano Económico Social, devido à dedicação e o papel desempenhado por cada funcionário do pelouro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, apesar de ter sido um ano atípico, caracterizado por muitas carências.
“Este ano já estamos a cumprir o Plano Económico Social e isso exige ainda de cada um de nós mais esforço, pois temos que assegurar que o nosso país continue a avançar rumo ao desenvolvimento”, sublinhou.
Importa referir que os 66 colaboradores distinguidos fazem parte do MITESS e instituições subordinadas e tuteladas, nomeadamente o INSS-Instituto Nacional de Segurança Social, INEP–Instituto Nacional de Emprego, CCT-Comissão Consultiva do Trabalho, COMAL-Comissão de Mediação e Arbitragem Laboral, IGT-Inspecção Geral do Trabalho e o IFPELAC-Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais “Alberto Cassimo”.
Entretanto, ainda no mesmo dia, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social recebeu da OIT-Organização Internacional do Trabalho equipamento informático no âmbito do programa “Mais e Melhor Emprego”, que visa a operacionalização do Portal de Emprego.
A doação destina-se ao Instituto Nacional de Emprego, entidade criada recentemente pelo Governo moçambicano, com a responsabilidade de implementar a política de emprego aprovada em Setembro do ano passado, através do desenvolvimento de acções de promoção de medidas activas de emprego e provisão dos serviços gratuitos de emprego.
Com o novo equipamento de informática, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social espera melhorar e expandir os serviços, aumentando a eficiência e eficácia dos Centros de Emprego.