Centro de tratamento da desnutrição infantil ajuda a salvar a vida da pequena Awa

0
49
[imgep]

Mocimboa da Praia, Cabo Delgado – Fátima Nagib, uma camponesa de 25, enfrenta o desafio de cuidar de seus três filhos sozinha. Em setembro de 2023, uma das filhas de Fátima, a pequena Awa de apenas 29 meses foi hospitalizada em estado crítico no hospital de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.

“Ao ver a minha filha sofrendo convulsões e queixando-se de dores abdominais, entrei em pânico e corri para o hospital,” contou Fátima. Awa foi prontamente atendida pelos médicos no centro de tratamento da desnutrição infantil (TDI) no hospital, onde foi diagnosticada com desnutrição aguda grave. Actualmente, Awa continua a fazer o tratamento no centro de TDI, recebendo os cuidados e a atenção necessários para a sua recuperação.

Diante desta experiência angustiante, Fátima comprometeu-se a participar nas sessões de nutrição oferecidas na sua comunidade, para que possa aprender boas prácticas nutricionais que contribuirão significativamente para melhorar a saúde de sua filha.

Com o generoso apoio do Governo do Japão, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha com o Governo de Moçambique na criação de centros de tratamento da desnutrição infantil para fornecer suporte crucial e urgente a crianças desnutridas como a pequena Awa. Esta iniciativa visa não apenas tratar casos de desnutrição, mas também educar e capacitar as mães para garantir a continuidade do tratamento e cuidados em casa.

A história de Fátima e da pequena Awa destaca a importância vital dos programas de tratamento e prevenção de desnutrição infantil nas comunidades, evidenciando como o apoio nas intervenções de nutrição nas comunidades pode ter um impacto transformador na vida das famílias mais vulneráveis.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!