Boom de minerais críticos: Mudança energética global traz oportunidades e riscos para os países em desenvolvimento

0
107

 

A procura de minerais críticos para a transição energética, como o lítio, o cobalto e o cobre, poderá aumentar quase quatro vezes até 2030, em um contexto em que muitos países em desenvolvimento possuem uma riqueza destes minerais, mas não possuem as capacidades de processamento necessárias para acrescentar valor

A dependência de produtos de base afecta 66% dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, 83% dos países menos desenvolvidos e 85% dos países em desenvolvimento sem litoral e, à medida que a emergência climática se intensifica, aumenta a procura de minerais que são essenciais para as tecnologias de energia renovável, como painéis solares, turbinas eólicas e veículos eléctricos (VE).

As projecções das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), baseadas em dados da Agência Internacional de Energia, indicam que até 2050, por exemplo, a procura de lítio poderá aumentar mais de 1.500%, com aumentos semelhantes para o níquel, o cobalto e o cobre.

A crescente procura representa oportunidades e desafios significativos para os países em desenvolvimento ricos em minerais críticos para a transição energética, especialmente aqueles que enfrentam a dependência de matérias-primas – quando 60% ou mais das receitas de exportação de mercadorias de um país provêm de matérias-primas.

Esta dependência prejudica o desenvolvimento económico e perpetua desigualdades e vulnerabilidades na África Subsariana, na América do Sul, no Pacífico e no Médio Oriente.

Actualmente a dependência de matérias-primas afecta 95 países em desenvolvimento, quase metade dos membros da ONU. Um total de 29 das 32 nações classificadas como tendo baixo desenvolvimento humano em 2021 eram dependentes de produtos de base.

“As matérias-primas e a dependência de matérias-primas são questões que estão no cerne do passado e especialmente do futuro do comércio e do desenvolvimento”, afirma a Secretária-Geral do Comércio e Desenvolvimento da ONU, Rebeca Grynspan.

Déficit de investimento de US$ 225 mil milhões em projectos críticos de mineração.

Os investimentos globais em minerais críticos para a transição energética não estão a acompanhar o ritmo da procura crescente. Os actuais níveis de produção são inadequados para satisfazer as necessidades necessárias para limitar o aquecimento global a 1,5°C, em linha com o Acordo de Paris.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!